Kia ora, pessoal!
Acabamos de dizer “olá” em Te Reo Maori, que é a língua oficial do povo Māori, população que chegou a cerca de 1.000 anos atrás na Nova Zelândia, ou a assim chamada Aotearoa, ‘A Terra da Grande Nuvem Branca’. Hoje eles compõem 14% da população neozelandesa e são parte essencial da cultura do país.

Você saiba que a língua Māori é falada por mais de 100 mil pessoas, além de ser considerada um dos idiomas oficiais da região?! Juntamente com o inglês, claro.
Durante um longo período os Māori foram marginalizados pelo processo da colonização britânica, porém nos últimos anos algumas tradições de grande importância têm sido reincorporadas e adaptadas no país. Algumas destas reincorporações são motivadas pelo próprio governo Neozelandês, como por exemplo a criação de um canal de TV nacional Māori aberto para a população, a fim de manter viva sua língua e cultura.

A tradição deste povo incrível é bastante característica no que se refere às artes visuais – principalmente com relação às cores e formas, detalhes que podem ser observados nos entalhes, na tecelagem e nas tatuagens.
Aliás, o estilo de tatuagem Māori é muito difundido pelo mundo e é símbolo de status dentro das tribos, sendo que quanto maior a posição social, mais tatuagens possui o indivíduo. As tatuagens são comuns em áreas que alguns de nós consideraríamos incomuns, como no rosto, nas mãos e no pescoço.
A dança tribal “Haka” também se tornou uma tradição bastante conhecida mundo afora, isso porque nos jogos de Rugby os times locais costumam dançar antes das partidas – com destaque para os “All Blacks”, maior time do país e um dos maiores do mundo.

Quando visitar a Nova Zelândia saiba que em todo o país é possível participar de passeios e atividades relacionados à cultura Māori, porém a região com maior influência é a de Bay of Plenty, na ilha norte, onde está localizada a cidade de Rotorua. Lá é possível apreciar espetáculos que incluem canto e dança haka, banquetes Hāngi (preparados em fornos de barro), massagens tradicionais Miri Miri, entre muitas outras atividades.
Interessado em embarcar nesta aventura e aprender muito? A Fuja dos Brasileiros trabalha em parceria com excelentes escolas na Nova Zelândia, nas cidades de Nelson, Queenstown e Whitianga.